O câncer de mama e o câncer do colo do útero são duas doenças que podem levar à morte. As chances de cura nos dois casos aumentam muito se a paciente for diagnosticada na fase inicial da doença.
Isso é possível com medidas simples, atenção aos fatores de risco e a consulta com um médico periodicamente.
O Instituto Nacional de Câncer calcula uma média de 57 mil novos casos de câncer de mama e 15 mil novos casos de câncer do útero por ano no Brasil.
O câncer do colo do útero é causado por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o chamado HPV.
Existe vacina contra o HPV, mas muitas pessoas ainda são infectadas por esse vírus, causados do câncer do colo do útero. Alguns fatores de risco para essa doença:
Nas fases iniciais, o câncer do colo do útero não tem sintomas. Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são sangramento vaginal (especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa) e corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro.
Existem determinados grupos de mulheres com maiores possibilidades de desenvolverem a doença. Há fatores de risco como:
Não quer dizer que se você se enquadra em algum dos itens irá desenvolver o câncer de mama. E mesmo quem não tem nenhum destes fatores também pode vir a ter a doença. Portanto, consulte seu médico periodicamente e faça o autoexame, verificando se há algum endurecimento, caroço ou algum líquido saindo de seus seios depois de examiná-los.